JUNTAS METÁLICAS

Juntas Espirotálicas

Mobirise

As juntas espirotálicas (Spiral Wound) são seguras, eficientes e versáteis em quaisquer combinações de pressão, temperatura e fluído, devido à sua constituição resistente e, ao mesmo tempo sensível à compressão.
Sua construção é feita basicamente de camadas alternadas de metal pré-moldado com perfil em “V”, semelhante a uma mola, podendo ser em aço
carbono, ferro doce, aços inoxidáveis, cobre, latão, prata, níquel e outros, enrolado em conjunto com enchimento de materiais não metálicos, tais como fibra cerâmica, grafite flexível, PTFE, papelão hidráulico, bem como metais macios.
As juntas espirotálicas possuem elasticidade mecânica necessária para uma autoacomodação nas mudanças das condições operacionais, devido às características flexíveis de sua estrutura, tornando-as eficientes para as condições de trabalho para as quais foram projetadas, na vedação de gases, vapor ou líquidos quimicamente inertes ou ativos. São altamente resistentes à corrosão e às extremas temperaturas, têm grande durabilidade e devido as suas características, são reutilizadas frequentemente em bom número de vezes, com total segurança.
São indicadas para as mais rigorosas condições operacionais, em qualquer combinação praticável de pressão/temperatura, em linhas de tubulações onde existam vibrações, golpes de aríete, variações cíclicas de pressões e temperaturas, expansão e contração.
As juntas espirotálicas podem ter alguns componentes adicionados a ela devido a sua versatilidade, tais como: anel interno para aumentar suas resistências a pressões e temperaturas, bem como para evitar a corrosão das soldas das juntas; guia externo para vedar trocadores de passes múltiplos.
São utilizadas nos mais diversos setores da indústria, como: usinas de álcool e açúcar, siderúrgicas, refinarias de petróleo, termoelétricas, papel e celulose, entre outras.
As juntas espirotálicas por serem construídas em espiral, podem ser fabricadas em quaisquer formatos, para atender as mais diversas necessidades de aplicação, mediante desenho técnico ou amostra, são elas:

GJ-111

GJ-111 – As juntas espirotálicas tipo GJ-111, são indicadas para flanges macho-fêmea, projetadas de acordo com a norma ANSI B16.5, utilizada em
acoplamentos metal com metal, castelos de válvulas, intercambiadores de calor, postigos e portas de inspeção de caldeiras, etc. Para a fabricação deste tipo de junta, se faz necessário especificar o tipo do flange, diâmetro nominal e pressão, bem como o tipo de aço, material de enchimento e fluído a ser vedado.

GJ-131

GJ-131 – As juntas espirotálicas tipo GJ-131, são indicadas para flanges com face plana ou com ressalto. Estas juntas tem o mesmo processo de
fabricação da GJ-111, porém, possui um guia maciço na parte externa que tem a finalidade de facilitar a centralização nos flanges, serve também como regulador de compressão. É a junta espirotálica de maior utilização nas indústrias em geral, devido às características de sua construção, versatilidade de aplicação, aliadas ao baixo custo.
Para a fabricação são necessárias as mesmas informações da GJ-111, mas também pode ser fabricada de acordo com outras normas e acoplamentos especiais, mediante desenho técnico ou amostra. As espessuras padronizadas para este tipo são: anel maciço externo 1/8" e elemento de vedação 3/16".

GJ-131M

GJ-131M – As juntas espirotálicas tipo GJ-131M, são indicadas para flanges com face plana, face com ressalto e sobreposto.
Estas juntas possuem todas as características da junta tipo GJ-131, acrescidas de um anel de reforço interno, que impede o acúmulo do fluído nos flanges evitando a corrosão dos flanges e da solda da junta, minimiza a turbulência do fluído em processo e protege a junta em caso de excesso de calor.
Este tipo de junta é utilizado com frequência em serviços de vácuo.
Para fabricação são necessárias as mesmas informações das anteriores, mais o tipo de aço do anel interno e tipo do flange e o schedule do tubo. As espessuras padronizadas para este tipo seguem as mesmas da GJ-131.

GJ-141

GJ-141 – As juntas espirotálicas tipo GJ-141, são indicadas para flanges tipo macho-fêmea grande e possuem internamente um anel de reforço para
impedir o acúmulo do fluído nos flanges, evitando, assim, a sua corrosão, bem como minimizar a turbulência do fluído em processo e proteger a junta em caso de excesso de calor. Este tipo de junta é utilizado com frequência em serviços de vácuo.
Para fabricação é necessário informar diâmetro e pressão nominais do flange, tipo do aço e material de enchimento da junta, bem como tipo de aço do anel interno. As espessuras padronizadas para este tipo são: anel maciço interno 1/8” e elemento de vedação 3/16”.

© Copyright 2022 Global Juntas Técnicas Ltda. All Rights Reserved.

Designed with Mobirise ‌

Website Maker