Artefatos de Borracha

Anel Antiextrusão

Para evitar a extrusão dos anéis o'ring ou x'ring, causados alta pressão de sistemas hidráulicos e/ou pneumáticos, impedindo que estes escoem entre as folgas do sistema, recomendamos a utilização dos anéis antiextrusão.
Os anéis antiextrusão ou backup, como também é conhecido, diminuem a folga entre o cilindro e a haste, propiciando, assim, maior durabilidade dos anéis básicos.
Caso haja pressão atuante nos dois sentidos e, dependendo da pressão do sistema, devem-se utilizar dois anéis antiextrusão, um de cada lado do anel básico.
Estes anéis podem ser fabricados em borracha ou PTFE.

Anel Oring

Este tipo de vedador atua na maioria dos sistemas de vedação, devido a sua versatilidade. São utilizados em sistemas estáticos ou dinâmicos, vedações hidráulicas ou pneumáticas. São fabricados em vários tipos de materiais, tais como: borracha natural, nitrílica, Neoprene®, EPDM, silicone, poliuretano, Viton®, PTFE, dentre outros.

Anel Raspador

Este tipo de vedador atua na maioria dos sistemas de vedação, devido a sua versatilidade. São utilizados em sistemas estáticos ou dinâmicos, vedações hidráulicas ou pneumáticas. São fabricados em vários tipos de materiais, tais como: borracha natural, nitrílica, Neoprene®, EPDM, silicone, poliuretano, Viton®, PTFE, entre outros.

Anel V´Ring

Estes anéis possuem um lábio de vedação, com ângulo positivo e o seu corpo é maciço para dar maior resistência ao anel. São montados sob pressão nos eixos, sendo sua vedação sobre uma superfície estacionária. Podem ser utilizadas como anéis de vedação ou como raspadores, pois proporcionam excelente vedação contra graxa e poeira.

Anel X'Ring

Por serem mais estáveis que os o'rings e oferecerem maior resistência ao rolamento, recomendados para sistemas de vedação de média à alta pressão de trabalho.

Gaxetas

Gaxetas são vedadores com lábios flexíveis que fazem a vedação de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Devido a sua forma, a vedação acontece automaticamente, pois, quando a pressão exercida pelo sistema aumenta, mais eficiente será a vedação, com isso eliminando a necessidade de muito aperto inicial.
Em sistemas onde há maior incidência de pressão, é preciso atentar-se quanto ao material que será utilizado na gaxeta, pois poderá ocorrer a extrusão da mesma (arrancamento do material).
Mediante isto, recomendamos a utilização de anéis antiextrusão ou uma gaxeta com reforço em sua secção.
Para prolongar a vida útil das gaxetas, requer-se muito cuidado na hora de sua montagem, pois caso haja rebarbas, impurezas, superfícies cortantes, arestas vivas no sistema, ou qualquer outro meio que possa danificar os lábios da gaxeta, a vedação poderá ficar prejudicada. As gaxetas são montadas com os lábios de frente para o fluído a ser vedado e, caso haja fluído nos dois sentidos, deve-se montar duas gaxetas contrapostas.

Gaxetas Chevron

As gaxetas chevron, são conjuntos vedadores, formado por anéis intermediário ou "V", um anel posicionador ou superior e um anel tensionador ou inferior, que poderão ser confeccionados com o mesmo material das gaxetas ou em materiais mais próprios para o uso, como o PTFE, bronze, ebonite ou poliuretano.
Os jogos de chevron são utilizados para vedar hastes ou êmbolos de alta e baixa pressão. Geralmente o alojamento do jogo possui regulagem de altura e aperto através de anéis espaçadores ou mola com tensão, o que permite realizar pré-tensionamentos conforme desempenho do conjunto, garantindo que não haverá travamento ou esforço maior para movimentação da haste ou êmbolo. Os jogos de chevron oferecem uma excelente vedação aliados a um desgaste mínimo.
Com o seu sistema automático de vedação, necessita de pressão mínima na sua montagem e a sua atuação vedante é equivalente à pressão exercida pelo fluído nos lábios da gaxeta.
Caso o alojamento não possua nenhum recurso para controle da pressão de montagem, o jogo de chevron deve ter a mesma altura do alojamento, porém a vida útil e o rendimento serão menores.
Os jogos de chevron são fabricados com lona de algodão impermeável impregnada com diversos tipos de borrachas, conforme a sua finalidade, podendo, ainda, ser recobertos com bissulfeto de molibdênio para facilitar sua montagem. Para atender condições de altas temperaturas, sugerimos a utilização dos jogos de chevron confeccionados em PTFE. 

Mangotes


Os mangotes GLOBAL JUNTAS se destacam pelas suas características, são resistentes à abrasão, flexíveis e leves. São projetadas para suportar condições adversas de trabalho como exposição a raios ultravioletas, altas temperaturas e ozônio, suportando diversas pressões para atender às necessidades de cada aplicação.
São fabricadas dentro dos mais elevados padrões de segurança e qualidade, conforme norma ABNT, com um composto de borracha para cada tipo de aplicação, garantindo, assim, sua segurança e um menor custo com trocas constantes e paradas inesperadas.
Para sua fabricação são necessárias informações como diâmetro interno, comprimento, pressão, temperatura, raio de curvatura e material a ser transportado ou conforme desenho técnico.

Perfis de Borracha


Perfis de borracha maciça ou esponjosa, para vários tipos de segmento, tais como: automotivo, siderúrgico, químico, farmacêutico, petroquímico, alimentício, mecânico, etc.
Fabricados com os mais variados tipos de elastômeros como: nitrílico, Neoprene®, Viton®, silicone, EPDM, SBR, dentre outros.
Os perfis são indicados em guarnições de painéis, autoclaves, fornos, estufas, esquadrias de alumínio, para-brisas, portas, janelas e vedações em geral.
A GLOBAL JUNTAS possibilita o desenvolvimento e personalização de perfis conforme a necessidade do cliente.

PIGS de Poliuretano

Os PIGS de fabricação da GLOBAL JUNTAS são elaborados dentro dos mais elevados padrões de qualidade, em poliuretano rígido para aplicações em limpeza de tubulações de água, petróleo, gás e outras indústrias de processo.

Retentores

São usados para vedar óleos, graxas ou outros fluídos, impurezas ou gases nos sistemas dinâmicos giratórios. É formado basicamente por uma blindagem metálica, moldada com uma vedação de borracha a qual possui uma mola helicoidal acoplada.
Tem como função principal realizar a vedação entre um eixo com movimento rotativo e uma base estacionária, através do aperto inicial do lábio de
vedação, auxiliado, ou não, da pressão da mola, além de proteger contra a entrada de água de refrigeração e impurezas nos rolamentos.
Quando o meio ambiente for agressivo, necessitando o retentor fazer a dupla vedação do fluído lubrificante, poderá exigir-se um retentor com dupla ação ou lábio guarda pó. Porém, indica-se como uma ótima saída, utilizar dois retentores simples com lábios em sentidos opostos e uma camada de graxa entre eles.

Revestimentos e Produtos Acabados em PU

O Poliuretano tem elevada resistência à tração, com grande alongamento até a ruptura e, fazendo um módulo comparativo, o poliuretano tem uma maior elasticidade que as borrachas.
Devido a esta característica, o Poliuretano é altamente resistente ao corte e rasgamento e também grande resistência à compressão, voltando sempre a sua forma original.

Sua dureza varia entre 20 a 95 Shore A e temperatura de trabalho de 107ºC, podendo chegar à 120ºC, por um curto período de tempo.
É resistente a graxas, óleos, benzina, benzeno, água fria e oxigênio. Pode ser aplicado como: anéis, gaxetas, raspadores, acoplamentos, guarnições, revestimentos de rodas e cilindros.
Os revestimentos em poliuretano de cilindros, polias, roldanas, esferas de retenção e outros, utilizados nas indústrias dos mais diversos segmentos, garantem maior vida útil às máquinas e equipamentos, além de levar grande vantagem sobre outros elastômeros.
A GLOBAL JUNTAS fornece qualquer peça em Poliuretano conforme desenho ou amostra.

© Copyright 2022 Global Juntas Técnicas Ltda. All Rights Reserved.

Designed with Mobirise ‌

Free Offline Web Page Builder